Santos e seus encantos!

Você conhece Santos? Se não conhece, não fique triste, pois até o final de semana passado eu também não conhecia! Graças ao convite de alguns amigos influenciadores, decidi conferir de perto o que esta encantadora cidade me reservava!

Como o foco desta viagem era economizar, me hospedei em um flat através do airbnb próximo a Praia do Gonzaga. Se indico esta localização? Com certeza! Há diversas opções de restaurantes, mercados, shoppings e bares, evitando assim o custo com deslocamento.

Além disso, você fica pertinho da praia e pode aproveitar para tomar um banho de sol, dar um mergulho, passear no calçadão ou andar de bike na ciclovia. É uma região bastante segura e tranquila, principalmente fora de temporada.

Mas, a intenção deste post não é falar sobre as praias da região e sim sobre passeios alternativos e culturais que a cidade oferece e que podem ser feitos em um único dia. Dá só uma conferida:

Museu do Café

Localizado no coração comercial de Santos, o Museu do Café foi inaugurado em 1998 e é um dos locais mais procurados por turistas, e até mesmo moradores, que buscam conhecer mais sobre a história do café!

O Museu é composto por diferentes ambientes, destacando-se:

  • Salão do Pregão: local onde aconteciam as negociações para definir as cotações diárias das sacas de café. Neste salão, é possível observar uma mesa ao centro onde ficava a presidência, e ao redor diversas cadeias destinadas aos corretores. Há também 3 telas de Benedicto Calixto representando da esquerda para a direita: o Porto de Santos em 1822, a Fundação da Vila de Santos em 1545 e a evolução do Porto de Santos em 1922. Já no teto do salão, há um vitral com a temática da Epopeia dos Bandeirantes;
  • Exposição permanente: conta a trajetória do café no Brasil, do plantio até a colheita, mostrando o desenvolvimento do país;
  • Cafeteria: possui diversos tipos de café. Parada obrigatória para os amantes desta bebida.

Para mais informações sobre horário de funcionamento, endereço e preço, acesse: Museu do Café.

Bonde Turístico de Santos

Se tinha um passeio que eu estava louca para fazer, era esse!

Andar pelo Centro histórico de Santos em bondes dos séculos 19 e 20 e conhecer mais da história da cidade, dos seus prédios, o porto e o Zé Corneteiro foi sem dúvida uma experiência encantadora! Me senti voltando no tempo.

Hoje a cidade conta com 7 bondinhos e o ideal é comprar os ingressos com antecedência para não ficar sem! O passeio dura em torno de 40 minutos com guia explicando cada ponto histórico do centro. Ao todo, são 40 pontos de destaque!

A Estação do Valongo é o local de embarque e desembarque do Bonde Turístico e fica localizada em frente ao Museu do Pelé no Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2.

Para mais informações sobre horário de funcionamento e preço, acesse: Bonde Turístico de Santos.

Monte Serrat

O Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat foi construído há mais de 400 anos e servia para a população como um abrigo contra invasores. Em um destes ataques, os invasores foram soterrados por um deslizamento de terra e a população atribuiu este milagre a Nossa Senhora de Monte Serrat, que tornou-se a padroeira da cidade.

O “complexo” de Monte Serrat foi construído anos mais tarde, em 1927 e nesta época, serviu como uma das principais opções de entretenimento para turistas e artistas. Hoje, é possível encontrar no local uma lanchonete, o Santuário e dois mirantes que proporcionam uma vista espetacular da cidade! Há também um amplo salão que pode ser alugado para eventos. Já imaginou casar ou comemorar o seu aniversário em um lugar tão rico em história?

Para se ter acesso ao Monte, você pode subir em um funicular ou acessá-lo através de uma “leve” escadaria de 402 degraus. Para quem não sabe (assim como eu não sabia), nestas escadarias ocorrem as provas de Downhill Urbano do Brasil (descida das escadas de Santos de bike) e a via sacra.

Para mais informações sobre horário de funcionamento e preço, acesse: Monte Serrat.

Passeios na orla da praia

E para finalizar o post sobre a cidade de Santos, nada melhor do que trazer algumas dicas na orla da praia não é mesmo?

  • Parque Municipal Roberto Mário Santini: localizado na plataforma do emissário submarino, este parque é destinado não só para a observação da orla, como também para a prática de esportes. Projetado por Ruy Ohtake, ele abriga um dos cartões postais da cidade, uma escultura em aço na cor vermelha, que tem 15m de altura e homenageia os 100 anos da imigração japonesa no país. E adivinhe só por quem foi criada? Por sua mãe Tomie Ohtake! É um passeio que com certeza vale a pena e rende lindas fotos! Entrada gratuita!
  • Jardim da orla das praias de Santos: considerado o maior do mundo, este jardim possui 5.335m de extensão e foi tombado como patrimônio histórico da cidade! Há diversas esculturas e tipos de vegetação, além de uma ciclovia que foi inaugurada em 2003. Na orla, é possível tirar fotos com um bonde turístico de Santos.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer à Maria Cecília Beu, responsável pelo blog Viajante Econômica por ter organizado o roteiro pelo Centro de Santos e o apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Santos!

Blogagem coletiva

Como mencionei no início deste post, esta viagem foi realizada com outros influenciadores e você pode descobrir mais deste destino através dos links abaixo:


Mídia

E não é que essa nossa trip saiu na mídia? Dá uma conferida:

Já me acompanha nas redes sociais?

Siga meu perfil no instagram @pamviajandoporai e fique por dentro deste e de outros destinos!

Publicidade

10 comentários Adicione o seu

  1. Que delícia de roteiro, nada como aprender um pouco mais sobre nossa história e depois curtir o fim do dia na praia!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pâmela Pires disse:

      Disse tudo! Que delícia de viagem né? Esse dia foi top!!!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Fernanda Goldzveig disse:

    Amei fazer esse rolê com vcs! É que post super completo e informativo!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pâmela Pires disse:

      Também amei Fe!! Obrigada querida! ❤

      Curtir

  3. Arrasou no post, Pâmela! Por ser seu primeiro já fico ansiosa esperando pelos próximos.
    Obrigada por compartilhar esta nossa experiência tão gostosa de turistar pela minha região. beijos e boa sorte com o blog.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pâmela Pires disse:

      Obrigada Cecília querida! De coração! Foi uma grata surpresa te conhecer e conhecer a região!

      Curtir

  4. Nelson disse:

    Parabéns. Congrats. Orgulho. Bem escrito e de uma forma leve e elegante. Deu-me inspiração para seguir no meu projeto youtube /blog. Keep going.

    Curtir

    1. Pâmela Pires disse:

      Que bom que gostou Nelson… vindo de você eu super acredito! Quem sabe um dia chego no seu nível! 🙂

      Curtir

  5. Miriam disse:

    Oi Pam, parabéns pelo blog! Muito bom! Vou aguardar os próximos posts… bjs

    Curtir

    1. Pâmela Pires disse:

      Muito obrigada Mi!!! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.